web stats

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TCC- RESUMO EXPANDIDO


TITULO:
Correspondência Visual: Uma viagem através da Imagem.

PALAVRAS CHAVES: Concretismo. Semiótica. Fotografia. Poesia visual.

INTRODUÇÃO:
A poesia visual é um tipo de poesia no qual as imagens são encarregadas de transmitir os sentidos poéticos, sem depender da escrita ou da fala para isso, pois, nela, a própria imagem é o texto. Essa  transmissão poética através da forma foi o marco do movimento concretista, surgido  em 1950, cujo objetivo era eliminar a distância entre forma e conteúdo, destacando-se um modo racional de se fazer arte, dando maior importância ao raciocínio e à ciência. Porém, a característica marcante do movimento é a valorização da imagem em união com a palavra, formando um conjunto com muita expressividade. Assim, partindo dessa inspiração concretista, esta pesquisa se orienta pelas teorias semióticas que discorrem sobre a expressividade comunicativa da fotografia e se propõe analisar a presença de conteúdo poético na obra do fotógrafo Chris Orwing, considerando-a uma forma de poesia visual.

OBJETIVOS:
Analisar a presença de conteúdo poético na imagem fotográfica.

MATERIAIS E METODOS:
Esta é uma pesquisa bibliográfica sobre conteúdo poético na imagem fotográfica e sua primeira etapa consiste em realizar um breve histórico do movimento concretista e da poesia visual. A próxima etapa concentra-se em pesquisar a visão dos estudos semióticos sobre a imagem em geral e  particularmente na imagem fotográfica.  Em seguida é apresentada a obra do fotógrafo e poeta  Chris Orwig e sua proposta de construção de uma poética através da imagem fotográfica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A poesia tem tantas formas de se manifestar quanto há meios de se expressar. Ela  tem formas diferentes de acordo com as culturas e a época que a produz e pode surgir em praticamente qualquer lugar. Chris Orwig, fotógrafo, propõe a elaboração da poesia visual por meio de  imagens fotográficas, vendo em comum entre a poesia e a fotografia a capacidade de transmitir não só informações, mas também experiências de forma concentrada. Essa proposta exige um olhar crítico e sensível a serviço da poesia, uma vez que há imagens bonitas que não são poesia visual, pois uma de suas características é justamente sua capacidade de concentrar em pouco espaço algo que pode ser traduzido como uma experiência [1]. Essa visão sobre a fotografia está de acordo com Barthes [2] sobre o poder de atração da imagem nos conceitos de punctum e studium, pois a imagem pode provocar sentimentos diversos e contraditórios em quem a contempla e, muitas vezes, não sabe explicar as emoções que experimenta.
CONCLUSÃO:
O Concretismo reordenava as palavras no espaço da página, formando imagens associadas aos significados transmitidos no conteúdo poético. Orwig, no entanto, usa somente fotografia para transmitir sua mensagem poética, compondo suas obras com imagens que vão além do material, agregando sentido e significação poética. Seu valor como meio de expressão é unânime ao ampliar a dimensão das palavras e da imagem fotográfica em uma nova linguagem.
REFERÊNCIAS:
"[1] ORWIG, Chris. Poesia Visual: um guia para inspiração e criatividade fotográfica.Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
[2] BARTHES,Roland. A câmara clara:nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984.”

Um comentário:

  1. Olá.. estou fazendo meu tcc sobre poetica e pinhole.. será que vc pode me enviar o seu para que eu use como referencia??? aguardo resposta
    dailima1@hotmail.com

    Att Daiany

    ResponderExcluir